terça-feira, 16 de março de 2010

Aos viciados em Messenger, como eu ...

Pessoal, o texto abaixo foi retirado do site : http://www.winajuda.com/2009/04/21/messenger-web-integrado-com-hotmail-lancado/
e foi escrito por :
Rodrigo P. Ghedin. 23 anos, paranaense, blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação, leitor voraz, cinéfilo padawan e peladeiro de PES. Windows-user desde 1996.Powered by "PC frank" e Dell Vostro 1000, ambos rodando Windows 7 Ultimate.

como sou um viciado em messenger e compartilho da dor daqueles que não podem usar no trabalho, achei a informação certeira e estou compartilhando com vocês ...


"O dia de hoje marca a chegada de um aguardado recurso do Windows Live Hotmail: Messenger integrado! Disponível desde o último mês na Itália, França, Japão, México, Espanha e Reino Unido, a partir de hoje o Messenger Web, como o serviço foi batizado, desembarca no Canadá, China, Alemanha, Holanda, Noruega, Estados Unidos e... Brasil!
A implantação do Messenger Web, a exemplo da maioria das novidades do Windows Live, será feita de maneira gradativa. Tive a felicidade de me deparar com o novo recurso já presente em minha caixa de entrada, e aproveitando essa chance, bolei uma pequena análise da novidade.
O ícone do Messenger Web aparece no canto superior direito do Hotmail, ao lado das opções e da ajuda. Ao clicar nele, duas opções aparecem: Entrar no Messenger (Web), o famoso fazer login, eEntrar automaticamente deste local, que, quando marcada, faz login no Messenger Web automaticamente sempre que o usuário acessar o Hotmail.

Opções de acesso do Messenger Web.
Ao fazer login, o ícone muda e fica de acordo com o status, tal qual o programa desktop - inclusive invisível.

Os mesmos status da versão desktop.
O Messenger Web, aliás, também faz uso do sistema de login simultâneo, aquele no qual pode-se logar, na mesma conta, em vários locais/dispositivos.

Conectado em vários locais.
Como no programa desktop, o Messenger Web também exibe caixas de notificação, só que, no caso dele, dentro da janela do navegador. Chama menos a atenção, e as janelas de conversação, quando recebem novas mensagens do seu interlocutor, não "piscam" - pelo menos não no IE8.

Notificações. Acima, no Messenger Web; abaixo, no Windows Live Messenger.
As janelas de conversação são pouco polidas. O Messenger Web é bem pobre em recursos - e só de não ter os winks, já sinto um alívio no coração . Falando sério, essa versão traz apenas emoticons, chamar a atenção (este, desativado aparentemente), e o botão de bloqueio. O visual é um pouco simplista, e as imagens de exibição inexplicavelmente estão à direita, posição inversa ao do cliente desktop, e já questionada por muitos durante o período de testes da ferramenta.

Janela de conversação do Messenger Web.
Mais dois detalhes dessa janela: 1) ela exibe a informação de que o contato está digitando algo (adoro isso); 2) não permite o envio de mensagens quando o contato está offline. Em vez disso, o programa oferece a opção de envio de e-mail.

Contato offline? Mande um e-mail.
Algo que realmente ainda é bem falho é a lista de contatos. Na realidade, não existe uma. O que o Hotmail oferece é o Windows Live Contacts integrado ao Messenger Web. Uma solução inteligente, porém mal executada. E explico o porquê.

Lista de contatos do Messenger Web.
Os contatos são listados em ordem alfabética. Dá para filtrá-los por categoria, ou então fazer uma pesquisa usando o Live Search integrado no canto superior direito. Sentiu falta de algo? Pois é: não dá para filtrar contatos por status. Falha gravíssima, na minha opinião. Além disso, o Live Contatos parece ser meio exagerado para simplesmente saber quem está online e quem não está. Talvez uma lista de contatos apartada, enxuta e só servindo de ponte para os bate-papos, fosse mais interessante...
No Hotmail, há alguns pontos nos quais o e-mail relaciona-se com o bate-papo. no caso, quando um e-mail de um contato é recebido, no cabeçalho da mensagem aparece, junto ao nome dele, o status do mesmo. Clique no quadrado que representa o status, e a janela de conversação aparece.

Messenger Web integrado ao Hotmail.
No mais, pode-se dizer que o Messenger Web funciona bem, e quebra o galho em qualquer situação. Dá para melhorar bastante, integrando mais os links de início de conversa no Hotmail, melhorando a apresentação dos contatos, criando histórico online e centralizado (cof, Gmail, GTalk, cof, cof), e assim por diante. Mas para quem não tinha nada, já é algo a ser considerado.
O Messenger Web está disponível, a partir de hoje, em contas brasileiras (e de outros países, listados no início deste texto), via Windows Live Hotmail.

Um comentário:

  1. uiaaa!!! Utilidade pública!!! E aí DJ Flávio, quem vai ganhar o BBB10???? Saudades!

    ResponderExcluir